Muito se fala atualmente em computação em nuvem, e como é algo relativamente novo na vida de pessoas e empresas, existem muitas dúvidas sobre o que é e como ela impacta nossas atividades profissionais e pessoais no dia a dia.

Colocando em poucas palavras, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação pela Internet (“nuvem”), como por exemplo: servidores, armazenamento, rede, banco de dados, softwares e muito mais. As empresas que ofertam esses serviços de computação recebem o nome de provedores de nuvem e normalmente cobram com base no uso dos recursos, como acontece com a conta de energia elétrica que utilizamos em casa, por exemplo.

Revolução digital e o uso da computação em nuvem

O termo revolução digital tem sido usado com muita frequência por profissionais e usuários de tecnologia digital, revolução essa que vem acontecendo de forma tão rápida e natural que quase não percebemos como ela impacta nossas vidas. Sem perceber, você provavelmente é um usuário de computação em nuvem, como por exemplo, se você usa serviços online para: editar documentos (office online, google docs, office365), enviar e-mails (Gmail, Outlook), ver filmes (Netflix, HBO Go), ouvir música (Spotify, Deezer), contratar serviço de transporte pessoal (Uber, Cabify, 99Taxis), enviar mensagens instantâneas (Whatsapp, Telegram). Nesses casos (e em vários outros) você esta usando serviços que só são possíveis graças a computação em nuvem, que suporta as aplicações (Apps) fundamentais para existência desses serviços. Veja alguns exemplos do que você ou sua empresa podem fazer com a nuvem:

  • Criar novos aplicativos e serviços;
  • Armazenar, fazer backups e recuperar dados;
  • Hospedar sites e blogues;
  • Transmitir áudio e vídeo;
  • Fornecer software sob demanda;
  • Analisar dados;
  • e muito mais.

              Benefícios da computação em nuvem

              A computação em nuvem é o principal driver do movimento conhecido como a “revolução da TI“, que vem para mudar radicalmente a forma com que as empresas pensam em recursos de TI. Essas mudanças estão ocorrendo no mundo todo, nesse exato momento, e os profissionais de TI estão engajados para poder aproveitar os benefícios da computação em nuvem, implementando e integrando-a a computação tradicional existente nas empresas a fim de modernizar a maneira que os recursos de TI são disponibilizados, administrados e adquiridos. Conheça os benefícios mais comuns que estão fazendo as empresas aderir a computação em nuvem:

               

              • Custo: A  computação em nuvem reduz o investimento de capital (CAPEX) envolvidos com a compra de hardware e software. Para testar uma nova aplicação, a empresa pode criar um ambiente de teste com o que já tem, sem ter que adquirir novos equipamentos.
              • Velocidade: A maior parte dos serviços de computação em nuvem é fornecida por autosserviço e sob demanda, para que até grandes quantidades de recursos de computação possam ser provisionadas em minutos, normalmente com apenas alguns cliques, fornecendo às empresas muita flexibilidade e aliviando a pressão do planejamento de capacidade.
              • Escala Global: Os benefícios dos serviços de computação em nuvem incluem a capacidade de dimensionamento elástico. Em termos de nuvem, isso significa fornecer a quantidade correta de recursos de TI, por exemplo, mais ou menos energia de computação, armazenamento e largura de banda, quando necessário e no local geográfico correto.
              • Produtividade: A computação em nuvem reduz a quantidades de tarefas operacionais para que as equipes de TI possam usar seu tempo para alcançar metas de negócios mais importantes.
              • Desempenho: Os maiores serviços de computação em nuvem são executados em uma rede mundial de datacenters seguros, que são atualizados regularmente com a mais recente geração de hardware de computação rápido e eficiente. Isso oferece diversos benefícios em um único datacenter corporativo, incluindo latência de rede reduzida para aplicativos e mais economia de escalonamento.
              • Confiabilidade: A computação em nuvem facilita e reduz os custos de backup de dados, recuperação de desastre e continuidade dos negócios, já que os dados podem ser espelhados em diversos sites redundantes na rede do provedor de nuvem.

              Tipos de serviços de nuvem: IaaS, PaaS e SaaS

              A maioria dos serviços de computação em nuvem se divide em três amplas categorias: IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e SaaS (software como serviço). Às vezes, eles são denominados pilha de computação em nuvem, pois são compilados um sobre o outro. Saber o que eles são e como são diferentes ajuda a alcançar suas metas de negócios.

               

              IaaS (Infraestrutura como serviço)

              A categoria mais básica de serviços de computação em nuvem. Com IaaS, você aluga infraestrutura de TI, servidores e VMs (máquinas virtuais), armazenamento, redes e sistemas operacionais, de um provedor de nuvem em uma base pré-paga.

               

              PaaS (plataforma como serviço)

              O serviço PaaS (Plataforma como serviço) se refere aos serviços de computação em nuvem que fornecem um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de software. O PaaS foi criado para facilitar aos desenvolvedores criarem aplicativos móveis ou Web rapidamente, sem se preocupar com a configuração ou o gerenciamento de infraestrutura subjacente de servidores, armazenamento, rede e bancos de dados necessários para desenvolvimento.

               

              SaaS (software como serviço)

              O SaaS (software como serviço) é um método para fornecer aplicativos de software pela internet, sob demanda, e normalmente em uma base de assinaturas. Com o SaaS, os provedores de nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo de software, a infraestrutura subjacente, e fazem manutenções, como atualizações de software e aplicação de patch de segurança. Os usuários conectam ao aplicativo pela Internet, normalmente com um navegador da Web em seu telefone, tablet ou PC.

              Tipos de implantação em nuvem: pública, privada e híbrida

              Nem todas as nuvens são iguais. Há três maneiras diferentes de implantar recursos de computação em nuvem: nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida.

              Nuvem pública

              Nuvens públicas são de propriedade de um provedor de serviços de nuvem de terceiros e operadas por ele, que por sua vez fornece recursos de computação, como servidores e armazenamento pela Internet. Com uma nuvem pública, todo o hardware, software e outras infraestruturas de suporte são de propriedade e gerenciadas pelo provedor de nuvem, você acessa esses serviços e gerencia sua conta usando um navegador da Web. O Microsoft Azure e a AWS são exemplos de nuvem pública.

              Nuvem privada

              Uma nuvem privada se refere aos recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização, ou seja, serviços e infraestrutura são mantidos em uma rede privada. Essa opção pode estar localizada fisicamente no datacenter local da empresa ou então em provedores de serviço de terceiros que hospedam sua nuvem privada.

              Nuvem híbrida

              Nuvens híbridas combinam nuvens públicas e privadas ligadas por uma tecnologia que permite que dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Ao permitir que dados e aplicativos sejam movidos entre nuvens públicas e privadas, a nuvem híbrida dá aos negócios mais flexibilidade e mais opções de implantação.

              Como a computação em nuvem funciona

              Todos os serviços de computação em nuvem funcionam de forma um pouco diferente, dependendo do provedor. Mas muitos fornecem um painel amigável baseado em navegador que facilita aos profissionais de TI e desenvolvedores solicitarem recursos e gerenciar suas contas (como no exemplo abaixo, mostrando a interface do Microsoft Azure). Alguns recursos de computação em nuvem também são criados para funcionar com APIs REST e uma CLI (interface de linha de comando), fornecendo diversas opções aos desenvolvedores.

              Tem interesse em migrar para nuvem? Entre em contato conosco

              Share This
              x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
              Este Site é Protegido Por
              Shield Security