O que é AWS (Amazon Web Services)?

AWS ou Amazon Web Services é uma plataforma de computação em nuvem bastante abrangente, desenvolvida e fornecida pela Amazon.

Lançada em 2006, a AWS começou como um sistema de organização para lidar com as operações de vendas da empresa. Em 2021, ela já passou a oferecer auxílio a partir de data centers para diversas corporações como empresas privadas, desenvolvedores de software, agências governamentais, instituições de educação, etc.

Com um serviço de computação de nuvem usado por inúmeros clientes ao redor do mundo, a Amazon Web Services ajuda empresas a reduzirem custos e inovarem mais rapidamente. Ela oferece mais de 200 serviços completos de data centers por todo o mundo. Com isso, acaba trazendo mais recursos do que outros provedores de nuvem.

A AWS fornece esses serviços tecnológicos sob demanda com pagamento conforme o uso da empresa. A intenção é auxiliar na gestão virtual de qualquer aplicação sem custos iniciais ou compromissos fixos.

Mas o que é computação em nuvem?

A computação em nuvem, é uma tecnologia que permite ao usuário o acesso direto a serviços online, em vez de manter servidores e infraestrutura de TI localmente, as empresas podem acessar recursos de computação, armazenamento, bancos de dados, redes e muito mais, a partir de provedores de nuvem, como a Amazon Web Services (AWS), sem precisar de nenhum programa instalado em seu dispositivo físico.

Essa tecnologia é possível por meio de DataCenters contendo diversos servidores, interligados pela internet. Este principio é um modelo computacional capaz de alcançar um taxa de processamento muito mais elevada, pois divide as tarefas entre as diversas máquinas (servidores) disponíveis. Desta forma, os dados arquivados em um modelo de computação em nuvem, podem ser acessados de qualquer local, ou seja, de maneira remota, a qualquer hora, bastando ter um dispositivo com conexão a rede de internet.

Através da nuvem, diversos serviços podem ser oferecidos. Dentre exemplos que utilizam nuvem temos a hospedagem de site, armazenamento de arquivos, banco de dados, servidores, serviços de streaming, entre outros. Ela é uma tendência fundamental na era digital, capacitando empresas e indivíduos a serem mais flexíveis, eficientes e inovadores em suas operações de TI.

Como funciona a AWS?

A AWS disponibiliza serviços a partir de inúmeros data centers estrategicamente espalhados por zonas de disponibilidade em diversas áreas do mundo. Essa zona de disponibilidade representa um local que abriga data centers físicos.

Por sua vez, as áreas onde as zonas de disponibilidade estão situadas são próximas geograficamente, sendo conectadas por links de rede de baixa latência.

Com data centers distribuídos pelo mundo, que são divididos em zonas chamadas de AZs (availability zones). Uma empresa que deseja contratar os serviços da AWS precisa escolher uma ou mais zonas que melhor se encaixe em seus objetivos com o serviço de nuvem.

Um cliente da AWS pode acionar máquinas virtuais e replicar dados em diferentes zonas para obter uma infraestrutura altamente confiável e resistente a falhas.

Alguns dos serviços, projetos e recursos oferecidos são focados em tecnologias de infraestruturas como:

  • Computação;
  • Machine learning;
  • Inteligência artificial;
  • Data lakes;
  • Análises;
  • Amazon EC2: servidores virtuais na nuvem;
  • Amazon S3: armazenamento escalável na nuvem;
  • Amazon Aurora: banco de dados relacional gerenciado de alta performance;
  • Amazon DynamobDB: banco de dados NoSQL gerenciado;
  • Amazon RDS: serviço gerenciado de banco de dados relacional para MySQL, Oracle e outros;
  • Amazon Lambda: execução de código sem interferência em servidores;
  • Amazon Virtual Private Cloud: recursos de nuvem isolados.

Serviço de nuvem AWS gera escalabilidade e adaptabilidade

À medida que as corporações expandem seus negócios e acumulam mais dados sobre seus clientes, a Amazon Web Services fornece recursos para ajudar no processo de crescimento. Como o modelo de negócios da AWS permite o uso flexível, com os serviços pagos conforme o uso, os clientes otimizam tempo no planejamento, uma vez que não precisam reexaminar sua estrutura de computação em nuvem.

O que é AWS?

Uma de suas vantagens é o grande espaço de armazenamento de dados que oferece aos clientes. Por exemplo, o Amazon Simple Storage Service (S3) tem como principal característica uma forma de armazenamento de objetos com escalabilidade, disponibilidade de dados e segurança.

Segundo o Quadrante Mágico 2021, a AWS é a líder no quesito de Serviços de infraestrutura e plataforma de nuvem. 

Conclusão

À medida que o cenário tecnológico continua a evoluir, a AWS permanece na vanguarda da inovação, capacitando empresas de todos os tamanhos a realizar mais, a alcançar mais e a transformar suas operações. Se você está pronto para embarcar nessa jornada de descoberta e crescimento através da AWS, a equipe especializada da Microtel IT está aqui para guiar você em cada passo do caminho.

Pronto para levar sua empresa para o próximo nível com a AWS? Entre em contato com a Microtel IT hoje mesmo e descubra como podemos ajudar a impulsionar sua transformação digital e maximizar os benefícios da computação em nuvem. Juntos, vamos criar um futuro tecnológico ainda mais brilhante.

Compartilhe esse Blog

Share This
x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security