
Todos os custos são importantes. Porém custos não considerados ou ocultos podem ser ainda mais importantes. Por quê? Porque eles podem esconder valores significativos dos relatórios de custos ou de balanços patrimoniais – E isso pode se tornar um grande problema senão hoje, em um futuro próximo.
Custos ocultos podem ser tratados de várias formas. Eles podem ser superestimados ou ignorados, mas de uma coisa é possível ter certeza: alguns deles precisam ser conhecidos. É esse o caso dos custos da infraestrutura dos servidores desatualizada. Com ritmo acelerado com o qual a tecnologia avança, uma empresa que quer se manter competitiva no mercado não deve deixar a infraestrutura dos servidores desatualizadas.
Custos ocultos de uma infraestrutura de servidores desatualizada – Um olhar de perto.
Examinando a questão da infraestrutura de servidores desatualizada estritamente do ponto de vista financeiro, o custo de qualquer hardware com mais de 5 anos de idade pode estar totalmente depreciado, então suas despesas se resumem aos custos com a sua operação, ou OPEX (Do inglês Operational Expenses).
Porém frequentemente esse custo operacional (OPEX) pode ultrapassar a despesa de capital que implica em atualizar a infraestrutura de servidores. De acordo com o estudo do IDC, os muitos avanços na arquitetura de hardware e componentes nos últimos recentes anos tem proporcionado incríveis ganhos de performance, consolidações, eficiência em gerenciamento e confiabilidade.
Graças a esses avanços, o estudo do IDC aponta que, se comparadas com empresas com a infraestrutura de servidores atualizadas, empresas com hardwares desatualizados podem:
- Perder até 39% do pico de performance operacional
- Incorrer custos até 40% mais altos em administração de aplicações
- Aumentar os custos de administração de servidores em até 148%
- Ter crescimento do tempo de inatividade não planejado em 62%
Esses pesados custos ocultos também podem se tornar custos com perdas de oportunidades. Como por exemplo, empresas que poderiam ter seu time de TI trabalhando em inovações para gerar novas receitas e melhorar a competitividade ao invés de ter que fazer funcionar um infraestrutura de servidores desatualizada. Ou, se considerarmos negócios que precisam responder com muita velocidade as tendências de mercado, desenvolvendo ou implantando novas aplicações mais rapidamente. Essas ações só serão possíveis com uma infraestrutura de servidores atualizada.
Seis maneiras que a infraestrutura de servidores atualizada pode beneficiar empresas:
- Performance: 18x a performance no mesmo espaço no Rack
- IOPS: 10x o número de IOPS com armazenamento flash
- Consolidação: 16x a redução de espaço, redução com custos de energia e refrigeração, redução no tempo gasto pelo time de TI.
- Gerenciamento: 92% menos tempo gasto fazendo updates de software através das ferramentas simplificadas de gerenciamento de ciclo de vida se comparada com essa atividades feitas manualmente
- Confiabilidade: Maior uptime através de uma melhor arquitetura, engenharia e fabricação, somados a alertas pró-ativos com diagnósticos remotos e capacidade de manutenção antes não disponíveis
- Serviços: Custos de manutenção e peças de reposição reduzidos.
A microtel IT Solutions pode ajudar a sua empresa com a renovação da infraestrutura de servidores com tecnologias atuais alinhadas com a revolução digital que esta acontecendo nesse momento.
Baixe o estudo completo realizado pelo IDC e comece a atualização da sua infraestrutura de servidores agora.