Explicando a situação da forma mais direta possível, você acabou de ser vítima de um ataque de Ransomware e teve seus dados bloqueados/roubados e só terá acesso a eles novamente (Isso se os criminosos honrarem o acordo…) quando você fizer o que se determina nas mensagens de sequestro,ou seja, o pagamento ou ação que os criminosos ordenem que você faça. Um desespero total, não é mesmo?

Ransomware é um termo usado para descrever um malware que nega o acesso aos dados ou sistemas, a menos que seja paga uma taxa de resgate ao criminoso cibernético.  Empresas de todos os tamanhos estão sujeitas a ataques de Ransomware. 

Felizmente, há algumas ações que você pode realizar para minimizar o risco da sua empresa. Por esse motivo, apresentamos oito maneiras práticas para proteger a sua empresa contra esse tipo de ataque.

1. Treinamento e conscientização

O treinamento e a conscientização do usuário são essenciais, além de ser a primeira etapa para se proteger contra o ransomware. As instruções ao usuário devem incluir:

  • Tratar qualquer e-mail suspeito com cuidado;
  • Verificar o nome do domínio que enviou o e-mail;
  • Verificar se há erros ortográficos, analisar a assinatura e legitimidade da solicitação;
  • Passar o mouse pelos links para verificar seus destinos e, se houver alguma URL suspeita, digitar o endereço do site ou pesquisar nos mecanismos de busca, mas não clicar no link do e-mail.

      2. Adote uma abordagem de segurança de rede em várias camadas

      A proteção contra ransonware e outras formas de malware não deve ser centrada isoladamente no gateway. Ampliar a segurança através do uso de antivírus de próxima geração, anti-spyware, prevenção de intrusão e outras tecnologias em dispositivos no perímetro da rede é fundamental.

      Adote uma abordagem de segurança em camadas para parar o ransonware, evitando um único ponto de falha em sua arquitetura de segurança.

      3. Tenha uma boa estratégia de backup

      Outra estratégia para não ter de pagar resgates é uma eficiente solução de backup e recuperação. Faça o backup dos dados de forma regular. Se houver, também um backup remoto, haverá menor perda de dados no caso de invasão. Dependendo da rapidez em que o comprometimento da rede for detectado, até onde ele se disseminou e o nível aceitável de dados perdidos, a recuperação a partir de um backup pode ser uma boa opção. Entretanto, essa estratégia de backup inteligente deve estar alinhada à criticidade dos seus dados e às necessidades dos seus negócios em relação aos “Recovery Point Objectives (RPO)” e “Recovery Time Objectives (RTO)”. Recupere grande parte de seus dados críticos no menor tempo possível. Por fim, apenas ter uma estratégia não é suficiente. O teste periódico da recuperação de desastres e da continuidade dos negócios é tão importante quanto.

      4. Proteja seus endpoints

      Uma vez que a maioria dos usuários interage tanto com dispositivos pessoais como corporativos, os endpoints estão particularmente em risco se eles não são gerenciados ou não têm uma proteção antimalware moderna e eficiente. A maioria das soluções antivírus tradicionais são baseadas em assinaturas que são ineficazes se não forem atualizadas regularmente. As variantes mais novas de ransomware são exclusivamente criptografadas e, portanto, indetectável usando técnicas baseadas em assinatura. Muitos usuários também desligam as varreduras de vírus em seus computadores para não perder performance e poder trabalhar.

      5. Segmentação de rede

      A maioria dos ransomwares tentará se disseminar do endpoint até o servidor/armazenamento aonde os dados e aplicativos de missão crítica residem. Segmentar a rede e manter os dispositivos e aplicativos críticos isolados em uma rede separada ou LAN virtual pode limitar a disseminação.

      6. Mantenha seus sistemas e aplicações atualizados

      Muitos ataques são baseados em vulnerabilidades conhecidas em navegadores, incluindo Internet Explorer, bem como em aplicativos comuns e plug-ins. Portanto, é fundamental aplicar atualizações e patches de forma rápida e confiável. Escolher uma solução capaz de automatizar patches e atualizações de versão em dispositivos, SO e aplicações, em um ambiente heterogênio, é uma boa forma para prevenir uma série de ameaças cibernéticas, incluindo ransomware.

      7. Colocar em quarentena e analisar arquivos suspeitos

      Tecnologias como “sandbox” fornecem a capacidade de mover arquivos suspeitos para quarentena e analisá-los antes que eles possam entrar na rede. Os arquivos são mantidos no gateway até que um veredicto seja decidido. Se um arquivo for considerado malicioso, você pode evitar ataques de “follow-on“, implementando medidas de proteção, como políticas que bloqueiam endereços ou domínios IP associados ou implantando assinaturas em dispositivos de segurança em toda a rede.

      8. Proteja seus dispositivos Android

      Dispositivos móveis usando o sistema operacional Google Android se tornaram alvos de ataques de Ransomware. As seguintes ações devem ser tomadas para proteger seus smartphones Android:

      • Não faça root no dispositivo, pois isso expõe os arquivos do sistema a modificações;
      • Instale sempre aplicativos da Google Play Store, já que aplicativos sites ou lojas desconhecidas podem ser falsos e possivelmente mal-intencionados;
      • Desative a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas;
      • Permita que o Google verifique os dispositivos a procura de ameaças;
      • Tome cuidado ao abrir links desconhecidos, recebidos por SMS ou e-mails;
      • Instale aplicativos de segurança de terceiros que verifiquem o dispositivo regularmente à procura de conteúdo mal-intencionado;
      • Monitore os aplicativos que serão registrados como administradores de dispositivos;
      • Para dispositivos com gerenciamento corporativo, crie uma lista negra dos aplicativos proibidos.

                  Conclusão

                  As soluções SonicWall conseguem aprimorar a proteção em sua empresa ao inspecionar todos os pacotes e governar todas as identidades. Dessa forma, seus dados são protegidos onde quer que eles estejam, além do compartilhamento de inteligência para mantê-lo seguro contra diversas ameaças, inclusive ransomware.

                  A microtel IT Solutions é revenda autorizada SonicWall especializada em projetos de segurança abrangente para redes corporativas.

                  Obrigado pela leitura e até próxima.

                  Share This
                  x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
                  Este Site é Protegido Por
                  Shield Security